Indice de Corrupção- Transparency International

(Clique na imagem, para ampliar)

Segundo o Índice de Percepção da Corrupção de 2009 elaborado pela Transparency International, a maioria dos 180 países incluídos neste Índice, tem uma pontuação inferior a 5 numa escala de 0 (altos níveis corrupção) a 10 (baixos níveis de corrupção). Para a elaboração deste Índice, é necessário medir os níveis de corrupção no sector público de um determinado país.

Conforme este mapa, os Estados mais frágeis e instáveis, e simultaneamente “palco” de constantes guerras e conflitos, são os que ocupam os últimos postos do Índice, como, a Somália (1,1), Afeganistão (1,3), Myamar (1,4), e o Sudão e Iraque respectivamente com 1,5.Estes resultados mostram que os países com os índices mais altos de corrupção, são também aqueles, que são assolados por conflitos de longa data, que arrasam, com a sua infra-estrutura de governabilidade.

Quando as instituições são débeis ou inexistentes, a corrupção aumenta sem controlo e o saqueio de recursos públicos potencia a insegurança e a impunidade. A corrupção também instaura uma crescente desconfiança nas instituições e nos novos Governos encarregues de garantir a subsistência e a estabilidade.

[…]

Do outro extremo do IPC 2009, estão a Nova Zelândia (9,4), Dinamarca (9,3), Singapura e Suécia, ambas com (9,2) e a Suíça com (9,0). Estas pontuações reflectem, a existência de estabilidade política, normas sobre os conflitos de interesses e instituições sólidas e eficazes, nestes países.

Os resultados gerais do IPC 2009, são preocupantes, já que mostram que a corrupção continua a aumentar nas regiões, onde prevalece a falta de transparência, instituições pouco fortalecidas e Governos incapazes de implementar normas jurídicas contra a corrupção.

Mais informações em: http://www.transparency.org/policy_research/surveys_indices/cpi/2009

Advertisements
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: