Clima: Ban Ki-moon alerta que o mundo “está a avançar para o abismo”


O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, alertou no passado dia 3 de Setembro na Conferência climática mundial, em Genebra, que o mundo “está a avançar para o abismo” devido à intensificação do fenómeno das alterações climáticas.
“Temos o pé pregado a fundo no acelerador e dirigimo-nos para o abismo”, disse Ban Ki-moon na 3ª conferência da ONU sobre Clima, que decorreu em Genebra entre 31 de Agosto e 4 de Setembro.

O secretário-geral da ONU, que chegou do Árctico onde constatou os impactos das alterações climáticas, lamentou que, durante anos, os cientistas tenham sido acusados de serem alarmistas. “Mas os verdadeiros alarmistas são aqueles que dizem que não podemos agir pelo clima porque isso iria abrandar o crescimento económico”.

“Não têm razão. As alterações climáticas podem desencadear um desastre massivo”, acrescentou, preocupando-se com os milhões de pessoas que vivem nas zonas costeiras um pouco por todo o mundo, ameaçadas com a subida do nível médio do mar. “O que vão eles fazer quando as tempestades empurrarem o mar terra adentro? Para onde hão-de ir?”.

Ban ki-moon pediu maior rapidez nas negociações para travar o que diz ser um desastre económico e um aumento médio dos níveis do mar que pode chegar até aos dois metros em 2100. “Vamos pagar um preço alto se não agirmos”.

“Mas apesar das evidências… apesar da ciência… apesar dos apelos de economistas, continuamos a ter de lidar com a inércia”, criticou.

Colocando as suas esperanças num encontro internacional de alto nível organizado pela ONU em Nova Iorque, a 22 de Setembro, Ban Ki-moon lamentou a lentidão e o carácter limitado das negociações no âmbito da cimeira de Copenhaga, em Dezembro. Daqui deverá sair um sucessor do Protocolo de Quioto, que expira em 2012.

“Restam-nos apenas 15 dias de negociações (em Nova Iorque) antes de Copenhaga. Não nos podemos contentar com progressos limitados. Precisamos de progressos rápidos”.

“Em Nova Iorque espero discussões sinceras e construtivas. Espero que os dados sejam lançados e espero resultados importantes”, lançou o secretário-geral da ONU perante os representantes e ministros de cerca de 150 países participantes na conferência em Genebra.

“A resposta é um crescimento (económico) verde, um crescimento sustentável”, insistiu.

“Precisamos de uma política que ponha um preço no carbono, de uma política que envie um sinal forte do mercado às empresas pioneiras para um futuro com baixo carbono”, preconizou.

“Precisamos de um programa de investimento público para as energias renováveis. Precisamos de transferências de tecnologia para uma maior eficiência energética”, acrescentou.

“O IPCC [Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas] estima que o investimento para atingir os nossos objectivos em matéria de emissões (de gases com efeito de estufa) represente apenas dois por cento do PIB mundial, anual, até 2030”, lembrou. Um tal investimento significará “menos poluição, uma melhor saúde pública, uma melhoria da segurança alimentar, menos riscos de emigrações em massa e instabilidade política e mais empregos na economia verde”, salientou.

“O apoio político ao combate climático está a aumentar, mas ainda não depressa o suficiente”.

Os delegados na conferência em Genebra deverão aprovar um novo sistema para melhorar a monitorização e informação sobre o clima, para ajudar todas as pessoas, desde os agricultores aos investidores em energia.

A conferência de Genebra deverá criar uma Rede Global para os Serviços Climáticos para ajudar o mundo a adaptar-se a mais inundações, incêndios, secas, aumento do nível do mar e mais doenças. Segundo os peritos, uma melhor previsão das chuvas no Botswana, por exemplo, está a permitir aos médicos fornecerem redes mosquiteiras antes do aparecimento dos insectos que transmitem a malária.

No âmbito das propostas em cima da mesa, a Organização Mundial de Meteorologia formará uma equipa de conselheiros que terão um ano para apresentar a forma de funcionamento dessa rede.

Estratégias da União Europeia

@ Agências Internacionais

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: